Apresentação


Este projeto tem um recorte especial no cuidado com o discente, na atenção integral, na escuta ativa para buscar soluções contínuas e conjuntas envolvendo coordenadores de curso, orientadores, alunos e técnicos com objetivo de implementar as ações voltadas para os discentes do subsequente.
O projeto nasce da ideia do trabalho em equipe multidisciplinar acolhedor com a ideia de construção do novo sem deixar de atuar seguindo o regimento da Instituição: “a construção de conhecimentos realizada pelo próprio aluno, o desenvolvimento da autonomia e a formação de sujeitos mais críticos” (LEITE, 1994).

Dessa forma, entre os objetivos deste projeto, elencamos:
– Criar um espaço de recepção de demandas dos discentes sobre os respectivos cursos;
– Promover encontros dos discentes para apresentar os cursos, os objetivos e perfil dos egressos;
– Abrir espaço para discutir sobre as demandas relacionadas a estágio e TCC;
– Promover, junto à coordenação do curso, oficinas de empreendedorismo, mercado de trabalho e outras;
– Apresentar os profissionais do apoio estudantil;
– Promover encontros lúdicos bimestrais, para abordar temáticas tais como: saúde, direitos humanos, cidadania, música etc;

 

O que é o PROVAS?


A ideia do provas surgiu da união de pensamento dos taes Campus Ilhéus que independente de setor/função/cargo ou dependência de ordem ou indicação da gestão uniram esforços para contribuir com o desenvolvimento discente.

Provas é um projeto de valorização do subsequente que busca dar voz a este público;

Busca subsidiar propostas de atividades que capacitem os alunos do subsequente;

A contribuição é espontânea  e independente;

Aceitamos sugestões, mas não exigências;

O PROVAS realizará levantamento de pesquisas relacionadas as demandas dos discentes do subsequente quanto a questões acadêmicas.

Através do provas é possível a você servidor propor cursos, palestras, seminários direcionados aos discentes do subsequente do campus com temáticas diversas que possam contribuir com a formação destes. Quando pertinente, a equipe também pode propor cursos.

O PROVAS realizará triagem das propostas a fim de verificar a pertinência das mesmas, com critérios claros e objetivos para esta avaliação.

Quando da proposição de cursos/eventos que tenham caráter letivo, os componentes do PROVAS podem também colaborar com a realização dos eventos/cursos que sejam destinados ao público da modalidade subsequente. Esta colaboração compreende:

a)emissão de certificados;

b)divulgação dos eventos;

 

O que NÃO É?


O provas não é um setor do campus, e sim um projeto, o que faz dele independente de ordem e submissão hierárquica a qualquer outro setor.

Não é componente curricular e nem necessariamente complemento ao mesmo, mas perpassa na contribuição da formação integral do ser;

O PROVAS não tem cunho político eletivo, pois é um projeto de fluxo continuo que pretende se perpetuar e tornar-se intermitente, passível de mudança no núcleo de integrantes.